digitação utilizada para inclusão no site:
21/12/2002

JUBILEU SACERDOTAL DO PADRE PAULO F. MACHADO

Jeronymo Ferreira Alves Netto

No dia 11 de dezembro, comemorou-se o Jubileu de Prata Sacerdotal do Pe. Paulo Francisco Machado, sem dúvida, uma das mais expressivas figuras do clero petropolitano. Na oportunidade, foi celebrada Missa em Ação de Graças na quadra do Colégio Padre Correia, em Correias, com a presença do Bispo Diocesano, Dom José Carlos de Lima Vaz.

Nasceu na Paróquia de Santo Aleixo, Magé, Estado do Rio de Janeiro, em 13 de outubro de 1952, sendo seus pais Antônio Machado e Judith Bastos Machado.

Com apenas dez anos de idade, ingressou no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Correias, em 23 de fevereiro de 1963, sendo recebido pelo então reitor padre José Fernandes Veloso e pelo então diretor espiritual padre Paulo Daher.

No seminário concluiu todo o curso eclesiástico, ordenando-se sacerdote em 11 de dezembro de 1977, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, por celebração de sua Excelência Reverendíssima Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, bispo diocesano.

Dedicando-se aos estudos com devotamento e eficiência, cursou Teologia no Mosteiro de São Bento e bacharelou-se em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis, revelando uma inteligência abrangente, sedimentada e ampliada por rigorosa disciplina intelectual.

Dando continuidade à sua formação acadêmica, em l984 matriculou-se no Mestrado em Teologia Dogmática, na Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, concluindo-o em 1986.

Possuindo forte inclinação para o magistério, quando ainda aluno do Seminário, monitorava os renomados mestres do mesmo, lecionando Geografia, História e Religião.

Já ordenado foi convidado a lecionar Filosofia e Teologia no Seminário a partir de 1978 e 1988, respectivamente, fazendo-o com emoção e conhecimento, até os dias de hoje.

Em 1998, em razão de suas qualidades pessoais e da confiança que sempre mereceu como pessoa, foi feito Reitor do Seminário.

Convidado a integrar o corpo docente do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis, vem lecionando com conhecimento e notável capacidade didática, a disciplina Ciências Morais e Religiosas, desde 1982. Em nossa Universidade, desempenhou ainda a função de Vice-Diretor do Instituto mencionado, por três mandatos consecutivos, de 1990 a 1999.

Não menos importante tem sido suas atividades pastorais. Foi Administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo por seis meses; Administrador da Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Areal) e São João Batista (Posse), de 1978 a 1984; Pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, de 1986 a 1990; Substituto do padre Geraldo Policarpo, por motivo de doença deste, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, entre 1991 e 1992; Administrador da Paróquia de São José do Itamarati, de fevereiro a julho de 1993; Administrador da Paróquia de Nossa Senhora do Amor Divino, em Correias, de 1993 a 1997, tornando-se Pároco da mesma, a partir deste último ano e, finalmente, Reitor do Seminário Diocesano a partir de 1998.

Assim, no decorrer destes vinte e cinco anos, vem o Pe. Paulo Francisco Machado desempenhando suas funções sacerdotais, com descortínio e clarividência, transmitindo com emoção e conhecimento a mensagem evangélica.

Acessível, prestimoso, comunicativo, infatigável em sua ação sacerdotal, tem sabido conquistar a admiração e o respeito de seus paroquianos que compareceram em massa à Missa de Ação de Graças, numa demonstração do penhor de sua comovida gratidão.

topo da página

índice de trabalhos

índice de autores