Tribuna de Petrópolis, suplemento do Clube 29 de Junho:
1960

Acervo Histórico de Gabriel Kopke Fróes - Via Internet
www.earp.arthur.nom.br 
- em 12/07/2005
Arquivos cdb03002, rg 6825 e  ama05002, rg 10529,  revistos para o site.

FALECEU FREI ESTANISLAU

Gabriel Kopke Fróes

Frei Estanislau Schaette O. F. M., sócio Fundador e Benemérito do CLUBE 29 DE JUNHO, faleceu no dia 12 de julho.

Nascido em Wupertal, (Alemanha) a 16 de novembro de 1872, contava a idade de 87 anos. Chegou a Petrópolis em 17 de julho de 1897 e no dia seguinte deu a sua primeira aula, na escola São José. São únicos sobreviventes dessa turma de primeiros alunos o Professor Jorge Deister, Pedro Hees, Gustavo Becker e José Maiworm.

Ordenou-se sacerdote a 21 de dezembro de 1902 e exerceu o benemérito apostolado de educar, de preferência, os netos dos colonos e seus descendentes. Muitas centenas de petropolitanos devem-lhe a instrução e os principios religiosos que possuem.

Anos depois, transferiu-se para Santa Catarina e Paraná, onde também deixa um vastíssimo círculo de amizades e discipulos.

Grande apaixonado da história, dedicou a Petrópolis algumas dezenas de estudos, trabalhos pacientes de pesquisas em arquivos e bibliotecas.

Frei Estanislau apoiou, sempre, da maneira mais entusiástica a atividade cultural que restabelece a verdade e rende merecida justiça aos colonos, povoadores da cidade. Desde o primeiro momento prestigiou o CLUBE 29 DE JUNHO, comparecendo a todas as suas reuniões e realizando conferências.

No 7º dia, em 19 de julho, o CLUBE 29 DE JUNHO promoveu celebração de solenes exéquias.

Cidadania petropolitana: Delib. 342 de 2-2-1953.

Nome à rua: Delib 1263 de 3-8-1960.

Desvendou o matador do Major Koeler.

(Consta também do Acervo Histórico de Gabriel Kopke Fróes o seguinte fragmento:)

Frei Estanislau Schaette, mais humilde ainda, nunca teve, sequer, uma simples palavra de explicação para o resultado admirável de suas pesquisas realizadas nos velhos arquivos do atual município de Magé, revelando aos petropolitanos fatos importantíssimos da história da cidade, até então, inteiramente desconhecidos.

topo da página

índice de trabalhos

índice de autores