digitação utilizada para inclusão no site:
06/09/2011

Tribuna de Petrópolis:
06/09/2011

Revivendo Hélio Werneck de Carvalho

Fernando Costa

A década de setenta foi o limiar do cordial convívio com o Dr. Hélio Werneck de Carvalho  principalmente por sua participação nos concursos literários do Clube dos Advogados.

E o contato, até então, literário, solidificou-se em amizade a partir de seu ingresso junto aos Quadros de Membros Efetivos da Academia Petropolitana de Letras ocorrido em dezembro de 1994. Hélio Werneck ocupou a Cadeira número 31, patronímica de Visconde de Ouro Preto do tradicional sodalício em sucessão ao insigne mestre Lourenço Luiz Lacombe. Nesse ínterim, se delineava a   sucessão à presidência da APL ao biênio seguinte. Primeiro, convidei o Professor De Cusatis que viria suceder-me e, ao final da administração De Cusatis o nome do mestre Hélio Werneck, por nós foi lembrado, o que, felizmente foi aceito pelo insigne mestre. Era público-notório o espírito empreendedor de Hélio, seu trânsito junto aos meios intelectuais e sociais e o relacionamento harmônico entre seus pares.

Mantínhamos encontros quase que diários em meu escritório, outras vezes comparecendo em sua residência e em especial à Casa de Cláudio de Souza nas diversas reuniões plenárias ou solenidades ocorridas em sua profícua gestão. O Professor Hélio me convidou para ser integrante de sua diretoria.  O relacionamento foi excelente.  Havia comunhão de idéias e de programação. Guardo o Professor Hélio em meu coração e em minhas orações, assim como me lembro com saudades de sua esposa Senhora Alice Atenfelder Werneck de Carvalho, que se destacava pela  elegância e sobriedade.

O casal trouxe à luz dois filhos: Hélio casado com Heloisa e Maria Alice, viúva do advogado Ivan Guerreiro Vasconcellos. 

O Mestre Hélio abençoado por Nossa Senhora Aparecida das águas do Brasil, nasceu no dia 12 de outubro de 1923, no  lar do Dr. Alynthor Silveira Werneck de Carvalho e de Dna. Maria Helena dos quais recebeu sólida formação moral, religiosa e intelectual.

Dentre seus cursos e lauréis destacam-se o de Contador-Bacharel em Ciências Contábeis, Economista-Bacharel em Ciências Econômicas e Administrativas, Técnico em Administração e Ciências Sociais. Detentor do Prêmio Guimarães Rosa, Prêmio Concurso de Crônicas do Clube dos Advogados de Petrópolis, Medalha de Ouro do Concurso Os Mais Belos Contos do Brasil, Prêmio APL de 1988 e muitos outros. Autor dos livros Pó da Terra e Mosaicos da Vida.

Realizou inúmeros cursos de atualização profissional quer nas searas contábeis e nas lides do magistério. Foi perito, consultor e auditor. Seus trabalhos técnicos vão desde laudos periciais, estudos da estrutura econômico–financeira e análise de índices de rentabilidade e de liquidez, até monografia sobre “A Situação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro no Mercado Brasileiro”. Autor de diversas publicações técnicas com ênfase para Moeda, Origem e Funções - Ed. Vozes, Keynes e o investimento, Mercado de Capitais e etc.

Integrou as diversas instituições culturais de Petrópolis e ainda em outros Estados do Brasil e no exterior. Exerceu o magistério, ressaltando os relevantes serviços prestados à Universidade Católica de Petrópolis,  tendo recebido homenagem por ter sido professor da primeira turma  da Faculdade de Ciências Econômicas, e ao Conselho Superior de Administração da UCP.

Mas deixemos a parte acadêmica e falemos do bom  e solícito amigo e de sua bela alma. Guardo na memória a visita que lhe fiz justamente na véspera de sua transição aos páramos celestiais. Sua fisionomia alegre e simpática não demonstrava em momento algum que era de despedida.  Nós, seus amigos o mantemos no podium porque  cremos na vida eterna e descansamos na certeza de que a morte só se concretiza quando apagamos de nossos corações aqueles que amamos. Querido amigo,  abençoe os entes  que na terra estão a cumprir sua trajetória e, aí do Céu, junto dos que o rodeiam nesses planos,  interceda ao Pai e à Mãe dos Céus por nós. Cum Christo in Pace!

topo da página

índice de trabalhos

índice de autores