Instituto Histórico de Petrópolis
 24/09/1938
www.ihp.org.br
31/07/2000
c676922T1311021021921021912021

digitação utilizada para inclusão no site:
16/12/2011

Grande Hotel - Petrópolis - (PARTE 5/5) (Parte 1/5, 2/5, 3/5, 4/5, 5/5)

Elizabeth Maller

A REVITALIZAÇÃO

Há aproximadamente cinco anos os jornais locais noticiaram a reabertura das atividades do Grande Hotel Petrópolis, fechado por varias décadas.

A estrutura, deteriorada pela ação do tempo, trazia pouca expectativa para aqueles que vivenciaram seus áureos tempos, mas o que parecia impossível estava começando a se tornar realidade.

Durante vários anos o prédio do Grande Hotel Petrópolis foi objeto de especulações; havia aqueles que pretendiam instalar ali uma universidade ou talvez um centro comercial com várias lojas e escritórios.

A idéia de reabri-lo era remota e ousada, mas o que parecia impossível para uns se tornou um desafio para a família Ghuidini da Silva.

Motivados pelo sonho do Patriarca, os herdeiros decidiram reabri-lo. O projeto ficou a cargo do arquiteto Carlos Marcolino. Era o começo de uma nova era para o Grande Hotel Petrópolis.

No projeto, novos espaços foram criados. O cassino foi transformado em sala de reuniões, com o que há de mais moderno em infraestrutura.

O Grande Hotel Petrópolis oferece também um salão restaurante, sala de ginástica, um elevador panorâmico, quartos amplos e muito bem decorados, inclusive com instalações para portadores de necessidades especiais, instalações de primeiro mundo.

Em meio à modernidade, foi preservado o elevador original, o lustre que estava localizado no lobby do Hotel, bem como foram recuperados tapetes confeccionados em ladrilhos hidráulicos dos corredores, os vidros coloridos das portas e também os brasões que faziam parte da fachada, uma obra orçada em milhões.

Segundo a gerente geral Marta Cerqueira, petropolitana, que por vários anos esteve envolvida com projetos hoteleiros, profissional de alto gabarito, a abertura do Grande Hotel Petrópolis é uma grande promessa de bons negócios.

Marta mudou-se para Petrópolis aceitando o convite de Denise e Cleise para gerenciar o Grande Hotel Petrópolis porque acredita que ele será um grande diferencial para a cidade.

Para a família Ghuidini da Silva, a reabertura do Grande Hotel é a concretização de um sonho.

Fotos da Revitalização:
Acervo Fotográfico Grande Hotel Petrópolis

 

 

 

Fontes de Pesquisa:
Biblioteca Municipal de Petrópolis – Sala Petrópolis
Jornal Tribuna de Petrópolis – edição de 16.12.1930
Jornal de Petrópolis – edição de 13.12.1930
História oral por Jeronymo Ferreira Alves Netto
História oral pela família Ghuidini da Silva
Acervo fotográfico da Família Ferreira Alves
Acervo fotográfico da Família Ghuidini da Silva
Acervo fotográfico da revitalização do “Grande Hotel”

 

Parte 1/5, 2/5, 3/5, 4/5, 5/5

topo da página

índice de trabalhos

índice de autores