Tribuna de Petrópolis:
23/05/2004

ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL

Aurea Carvalho

Segunda feira passada tivemos a oportunidade de assistir, no Instituto Histórico, uma palestra de Marise da Silva Gomes que exerce a função de chefe do Arquivo Histórico e de obras raras.

Queremos, antes de mais nada, parabenizá-la pela inteligência e dedicação com que vem desempenhado tais funçoes. Tão importante acervo não poderia estar em melhores mãos.

Infelizmente não podemos dizer o mesmo do local onde se encontra o Arquivo e da falta de recursos para mantê-lo, higienizá-lo e conservá-lo, no entanto é ali que se encontram as informações fidedignas e minuciosas sobre nossa história.

Petrópolis foi o 1º município fluminense a criar um Arquivo Histórico. Pelo Decreto nº 198 de 07 de janeiro de 1977, o então Prefeito Paulo Rates criou o Arquivo Público Municipal compreendendo dois setores específicos: o Arquivo Administrativo, de caráter corrente ou ativo e o Arquivo Histórico, de caráter permanente.

É do Arquivo Histórico que nos ocuparemos a seguir.

Abrange documentação, de 1859 a 1968.

A primeira parte de seu acervo é constituída por documentos produzidos e acumulados pela Câmara Municipal de Petrópolis até 1916, quando foi criada a Prefeitura, e representa imprescindível fonte para a reconstituição da realidade sócio-econômica, política e cultural.

Com a criação da Prefeitura em 28 de julho de 1916 a documentação da Câmara Municipal foi reunida aos papéis dos diversos órgãos criados posteriormente pelo natural desdobramento do novo poder executivo. O Arquivo Histórico passou então a abrigar registros e originais produzidos e acumulados pela municipalidade desde sua instalação até 1968. Este considerável acervo de documentos disponíveis permite traçar um perfil de Petrópolis no final do XIX e delinear as bases estruturais da economia e da sociedade.

As séries documentais custodiadas pelo Arquivo Histórico abrangem: - Requerimentos, Legislação, Certidões de óbito, Indústrias e Profissões, Imposto Predial e Territorial, Livros de averbações, Contratos e Ajustes, Folhas e Processos de Pagamento, Livros Contábeis, Contratos, Fichas funcionais, Autógrafos de Portarias, Deliberações, Atos do Executivo, Decretos-Leis..

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